Dr. Livio Osvaldo Arenhart

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1991), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1981), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e estágio pós-doutoral junto ao PPGEC da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (2020). É professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Além de regente de classe, desde o Ensino Fundamental (como professor de História) até a Pós-graduação stricto sensu, exerceu a função de Orientador Educacional em escola pública. Tem experiência em formação de professores/as, atuando em cursos de formação inicial de professores/as (Licenciaturas) e projetos de extensão universitária com professores/as, desde 1985. Tem experiência na área das Ciências Humanas e da Filosofia, com ênfase em Epistemologia e Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: ser-no-mundo, alteridade, formação docente, abordagens epistemológicas, organização cooperativa. Tem experiência em coordenação de curso de Pedagogia e de Pós-Graduação lato sensu em Orientação Educacional. Foi membro eleito do Conselho Universitário da UFFS de 21/03/2013 a 31/08/2015. De outubro de 2018 a janeiro de 2021 foi membro do Comitê de Ética na Pesquisa com Seres Humanos da UFFS.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7776408703306828
Orcid Id: https://orcid.org/0000-0003-2554-5480
E-mail: livio.arenhart@uffs.edu.br

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ESCRITA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS: INTERLOCUÇÕES DE CONHECIMENTOS DO PÓS-DOUTORADO

Este livro é resultado do esforço de pensar a educação a partir de pressupostos teóricos e empíricos de modo intersubjetivo. Neste sentido, todos os textos aqui apresentados têm articulações com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e objetivam socializar algumas das pesquisas desenvolvidas por docentes do Programa e por doutores nos seus estágios de pós-doutorado, pensando, intersubjetivamente, a educação nas ciências. É, portanto, um livro que apresenta resultados de pesquisas já concluídas e resultados parciais de pesquisas em desenvolvimento, de discussões teóricas e vivências empíricas de docentes, egressos, pós-doutorandos e outros interlocutores. A obra está dividida em duas partes. Na primeira seção, intitulada “Olhares docentes sobre a educação nas ciências”, são apresentadas reflexões de quatro docentes do PPG em Educação nas Ciências. Nesta seção, os autores articulam seu fazer docente com as linhas de pesquisa do Programa, resgatam a história do Programa e apresentam novas perspectivas viáveis e necessárias no contexto atual. Na segunda seção, intitulada “Olhares de egressos e atuais estagiários de pós-doutorado, docentes supervisores e outros interlocutores sobre a educação nas ciências”, conforme o título da seção, são apresentadas pesquisas resultantes de estágio de pós-doutorado desenvolvidas  no âmbito do PPG em Educação nas Ciências.

Publicado em 19/07/2022
METODOLOGIA E EPISTEMOLOGIA: Um olhar reflexivo e analítico sobre procedimentos de pesquisa

Não há tutorial que livre o estudante-pesquisador do sofrimento implicado na reconstrução de sua estrutura cognitiva, em interação com interlocutores qualificados. Mesmo assim, as diretivas metodológicas podem ser úteis. Por isso, elaboramos o que segue com base na revisitação de alguns manuais bem conhecidos de metodologia da pesquisa científica. Assim, trazemos distinções conceituais que eles põem à nossa frente. Há uma problemática de fundo sobre a qual se destacam os diversos tópicos de que tratamos neste livro, qual seja, as práticas de pesquisa científica são pautadas por determinadas abordagens teórico-metodológicas. Os esclarecimentos que aqui trazemos visam auxiliar os estudantes na compreensão das diferenças marcantes e de alguns elos de articulação entre as principais dessas abordagens teórico-metodológicas. Consideramos que certa lucidez sobre os distintos e inter-relacionados enfoques de pesquisa auxilia proficuamente os estudantes a realizarem seus trabalhos de conclusão de curso. A questão de fundo que determinou a escolha dos tópicos, sua organização sequencial e seu desenvolvimento é o tema-desafio de especificar e articular as grandes abordagens teórico-metodológicas de pesquisa. Trata-se de um desafio de ordem epistemológica. Mas, para enfrentá-lo, tem de se entrar pela porta da metodologia da pesquisa. E isto justifica começarmos pelo esclarecimento dos significados dos principais termos a serem utilizados.

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