Possui graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1991), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1981), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e estágio pós-doutoral junto ao PPGEC da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (2020). É professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Além de regente de classe, desde o Ensino Fundamental (como professor de História) até a Pós-graduação stricto sensu, exerceu a função de Orientador Educacional em escola pública. Tem experiência em formação de professores/as, atuando em cursos de formação inicial de professores/as (Licenciaturas) e projetos de extensão universitária com professores/as, desde 1985. Tem experiência na área das Ciências Humanas e da Filosofia, com ênfase em Epistemologia e Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: ser-no-mundo, alteridade, formação docente, abordagens epistemológicas, organização cooperativa. Tem experiência em coordenação de curso de Pedagogia e de Pós-Graduação lato sensu em Orientação Educacional. Foi membro eleito do Conselho Universitário da UFFS de 21/03/2013 a 31/08/2015. De outubro de 2018 a janeiro de 2021 foi membro do Comitê de Ética na Pesquisa com Seres Humanos da UFFS.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7776408703306828
Orcid Id: https://orcid.org/0000-0003-2554-5480
E-mail: livio.arenhart@uffs.edu.br
Esta coletânea é resultado de um compilado teórico-conceitual alicerçado em leituras e experiências do grupo de trabalho e parceiros do “Programa Gestão para Cooperação (PGC) ”, desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS. O PGC desenvolveu ações de extensão para a promoção da capacitação gerencial e de liderança para agricultores familiares … Livro: PROGRAMA GESTÃO PARA COOPERAÇÃO (PGC) – VOLUME 2
Resumo: This text, in the form of a theoretical essay, summarizes the main epistemictheoretical-methodological conceptions that converge with the territorial approach of development, using publications dealing with territorial studies to refer to the approach and procedural methods. The indications contained in the consulted literature that was based, in particular, in four epistemic fields, were highlighted, … Territorial approach of development: conceptual categories and methodological assumptions