Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi criada por meio da Lei n.º 12.029, de 15 de setembro de 2009. A sede está localizada no município de Chapecó, Estado de Santa Catarina. A Lei estabelece que a UFFS terá por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional.

A UFFS, com atuação multicampi, está localizada na mesorregião Grande Fronteira do Mercosul que compreende 396 municípios do norte do Rio Grande do Sul, do oeste de Santa Catarina e do sudoeste do Paraná. Esta região possui área total de 139 mil quilômetros quadrados e grau de urbanização relativamente baixo em relação ao resto do País, em torno de 65%, concentrando parcela significativa da população na zona rural. Esta significativa parcela do Brasil não possuía nenhuma universidade Federal. É neste espaço, então, que a UFFS está inserida. É para a população desta região que suas ações e programas são prioritariamente direcionados.

A UFFS está hoje distribuída em 6 campi: Chapecó, onde está situada a Reitoria, no estado de Santa Catarina; Realeza e Laranjeiras do Sul, no estado do Paraná e Erechim, Cerro Largo e Passo Fundo no estado do Rio Grande do Sul.

Sete cursos de graduação são ofertados pelo campus Cerro Largo. No turno diurno os cursos de Administração, Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental. No turno da noite são oferecidos os cursos de Licenciatura em Física, Licenciatura em Química e Letras: Português e Espanhol.

O campus também oferece 3 programas de pós-graduação Stricto Sensu. O primeiro, implantado em 2014, é o Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP). O segundo programa é o Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS). O mais recente é o Mestrado em Ensino de Ciências (PPGEC).

Mais informações sobre o campus Cerro Largo podem ser obtidas no site da Universidade Federal da Fronteira Sul.