Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1985), com habilitação plena para o exercício do magistério em filosofia, sociologia e história. Especialista em Educação pela FAFI/Dom Bosco (1988). Especialista em Filosofia pela FAFI/Dom Bosco (1990). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Pós Doutorado em Serviço Social – PUCRS. Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), de março de 1987 a fevereiro de 2010. Professor da educação básica do Estado do Rio Grande do Sul, de março de 1990 a fevereiro de 2010. Coordenador Acadêmico na UFFS, Campus Cerro Largo, de janeiro de 2010 a fevereiro de 2011. Diretor do Campus Cerro Largo, da UFFS, de fevereiro de 2011 a agosto de 2015. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), integrando o quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas – Mestrado. Atua nas áreas de Sociologia (fundamentos, sociologia do desenvolvimento, sociologia do trabalho, sociologia brasileira e sociologia jurídica), Serviço Social (fundamentos de políticas sociais) e Interdisciplinar (Desenvolvimento e políticas públicas sociais). Pesquisador na área de desenvolvimento, gestão social e políticas sociais.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9661112584933921
Orcid Id: https://orcid.org/0000-0003-1608-7078
E-mail: erotta@uffs.edu.br
Sinopse: O modelo de desenvolvimento implantado no Brasil a partir do início do século XXI situa-se em um contexto de crise do ideário neoliberal e retomada do pensamento desenvolvimentista. O ideário neoliberal, hegemônico no contexto mundial a partir da década de 1980, apresentou, no final dos anos 90, sinais claros de esgotamento: altas taxas de desemprego, … LIVRO – O modelo de desenvolvimento brasileiro das primeiras décadas do século XXI: aportes para o debate