Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1985), com habilitação plena para o exercício do magistério em filosofia, sociologia e história. Especialista em Educação pela FAFI/Dom Bosco (1988). Especialista em Filosofia pela FAFI/Dom Bosco (1990). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Pós Doutorado em Serviço Social – PUCRS. Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), de março de 1987 a fevereiro de 2010. Professor da educação básica do Estado do Rio Grande do Sul, de março de 1990 a fevereiro de 2010. Coordenador Acadêmico na UFFS, Campus Cerro Largo, de janeiro de 2010 a fevereiro de 2011. Diretor do Campus Cerro Largo, da UFFS, de fevereiro de 2011 a agosto de 2015. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), integrando o quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas – Mestrado. Atua nas áreas de Sociologia (fundamentos, sociologia do desenvolvimento, sociologia do trabalho, sociologia brasileira e sociologia jurídica), Serviço Social (fundamentos de políticas sociais) e Interdisciplinar (Desenvolvimento e políticas públicas sociais). Pesquisador na área de desenvolvimento, gestão social e políticas sociais.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9661112584933921
Orcid Id: https://orcid.org/0000-0003-1608-7078
E-mail: erotta@uffs.edu.br
Resumo: This text, in the form of a theoretical essay, summarizes the main epistemictheoretical-methodological conceptions that converge with the territorial approach of development, using publications dealing with territorial studies to refer to the approach and procedural methods. The indications contained in the consulted literature that was based, in particular, in four epistemic fields, were highlighted, … Territorial approach of development: conceptual categories and methodological assumptions
Conhecimento em Rede: desenvolvimento, cooperação e integração regional em território de fronteira – Rede CIDIR – 10 anos Apresentação A obra reúne 33 textos, organizados em sete capítulos: I- Comércio internacional e relações de fronteira; II- Integração regional; III- Desenvolvimento regional; IV- Desenvolvimento e meio ambiente; V- Desenvolvimento e novas tecnologias produtivas e sociais; VI- Desenvolvimento e participação social; VII- Desenvolvimento e … LIVRO – Conhecimento em Rede: desenvolvimento, cooperação e integração regional em território de fronteira