18/10/22 Abertas as inscrições para submissão de trabalhos para XII JIC e o II SIMPÓS SUL
Publicado em 12/07/2022

A Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC) e o Simpósio de Pós-Graduação do Sul do Brasil (SIMPÓS) são eventos que ocorrem de maneira integrada e conjunta e são organizados anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) e pelas coordenações adjuntas de Pesquisa e Pós-Graduação dos campi. O objetivo é disseminar conhecimentos e divulgar resultados de pesquisas realizadas por estudantes bolsistas de iniciação científica (IC), de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação (ITI) e de cursos de pós-graduação. Este ano, os eventos serão realizados entre os dias 18 e 21 de outubro.

Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica

A XII JIC será realizada on-line, através da plataforma de videoconferência Cisco Webex Meetings, e terá o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

Podem participar do evento os bolsistas da UFFS de subprojetos de IC e ITI aprovados em editais internos e externos, acompanhados por seus respectivos orientadores, e voluntários cadastrados em editais específicos para IC/ITI. Os melhores trabalhos apresentados por estudantes da UFFS serão premiados com menções honrosas e com o Prêmio Jovem Pesquisador, considerado a maior honraria da Universidade para com os seus estudantes/orientadores.

A XII JIC também é aberta à bolsistas de projetos de pesquisa (IC/ITI) que possuam vínculo com outra instituição de ensino superior ou de pesquisa sob orientação de um professor/pesquisador, além de toda comunidade interna e externa à UFFS, na modalidade ouvinte. O acesso à palestra e salas de apresentação de trabalho é livre e não necessita de inscrição prévia. Ao final de cada atividade, haverá um link de presença, que será utilizado para a emissão dos certificados de participação.

A submissão do resumo expandido é obrigatória a todos os bolsistas ativos. A inscrição para submissão deve ser feita de 4 de julho a 29 de agosto de 2022 pelo Portal de Eventos da UFFS. Excepcionalmente, para os bolsistas da Fundação Araucária, haverá prazo complementar (de 19 a 22 de setembro) considerando a vigência dos subprojetos contemplados no Edital Nº 121/GR/UFFS/2021.

O evento reúne os resultados de projetos de pesquisa de estudantes bolsistas (UFFS/CNPq/FAPERGS/Fundação Araucária) vinculados ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-ICT) da UFFS e de estudantes bolsistas de outras instituições de ensino superior (IES). O objetivo é estimular a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante a participação em projetos de pesquisa, preparando-os para o ingresso na pós-graduação.

Acesse o regulamento completo e mais informações no link: Regulamento JIC.

Simpósio de Pós-Graduação do Sul do Brasil

O SimPós-Sul tem por objetivo disseminar o conhecimento produzido na pós-graduação na Região Sul do Brasil. É um evento de abrangência regional e está vinculado à Diretoria de Pós-Graduação.

Como objetivo geral, o evento se propõe a divulgar as atividades e trabalhos dos alunos dos cursos de pós-graduação, contribuindo com a formação de profissionais. Destacam-se como objetivos específicos do SimPós-Sul:

– Proporcionar à comunidade acadêmica a possibilidade de apresentação e discussão dos resultados obtidos nas atividades de pesquisa desenvolvidas na UFFS, nas nove grandes áreas de conhecimento da CAPES;
– Estimular o intercâmbio de ideias, conhecimento gerado pelas pesquisas e trabalhos de cursos que promovam a divulgação do saber;
– Divulgar as pesquisas científicas por meio de publicações e apresentações orais;
– Trazer realidades distintas de outras instituições de ensino superior para discussão e apreciação da comunidade acadêmico-científica da UFFS;
– Produzir o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas e incentivar a inovação nas diversas áreas de conhecimento e dos programas de pós-graduação de lato e stricto sensu.

Nesta segunda edição, o evento será realizado na modalidade on-line. O tema será o mesmo da JIC: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

Serão aceitos trabalhos nas modalidades:

• Trabalho completo;
  • Resumo expandido;
  • Relato de experiências.

Confira os templates no link: submissões SIMPÓS SUL.

Os três trabalhos com notas maiores em cada um dos eixos temáticos serão convidados para a apresentação oral no evento.

O período para submissão de artigos é 1 de julho a 15 de agosto de 2022, pelo Portal de Eventos da UFFS.

Confira mais informações no link: SIMPÓS SUL.

* Texto da estagiária Luana Poletto, sob a supervisão de Flávia R. Durgante

Fonte: https://www.uffs.edu.br/institucional/reitoria/diretoria_de_comunicacao_social/noticias/abertas-as-inscricoes-de-submissao-de-trabalhos-para-a-xii-jic-e-o-ii-simpos-sul