Análise bibliométrica sobre as mudanças paradigmáticas e escolas de pensamento do campo do comportamento organizacional
Publicado em 03/12/2021

Resumo: O objetivo deste artigo foi definir quais foram as mudanças paradigmáticas e escolas de pensamento que se desenvolveram no período de 2000 até 2019 no campo do comportamento organizacional. Para tanto, realizou-se um estudo bibliométrico utilizando a técnica de cocitação. A seleção da amostra foi realizada por meio de palavras-chave descritas na base Web of Science, sendo elas “organizational behavior”, “individual level” e “performance”, as quais retornaram uma amostra de 868 artigos. A busca foi refinada por aqueles artigos que se enquadravam nas categorias “Management or Business”, sendo somente artigos publicados em inglês. O ponto de corte foi 2000, pois verificou-se um número crescente de publicações neste ano. Considerando os dados da Análise Fatorial Bibliométrica (AFE), dos parâmetros de rede, bem como o levantamento bibliográfico desenvolvido, os resultados permitem inferir que a base de conhecimento mais influente do campo que reflete nas pesquisas classificou-se em três fatores. Esses fatores foram denominados de Noção Interacionista do Comportamento Organizacional, Comportamentos de Cidadania Organizacional (CCO) e Comprometimento Organizacional sob a Ótica da Troca Social. As pesquisas sobre o comportamento organizacional devem, portanto, ser aplicadas e analisadas com um foco multinível para que os modelos de construções possam ser medidos com confiabilidade e concordância.

Autor(es): Enise Barth, Luiz Cláudio Binato.