Lançamento da Editora UFFS: Políticas públicas de saúde mental como promotoras de cidadania e (re)inserção social: um novo lugar para ser feliz?
Publicado em 14/09/2022

A obra “Políticas públicas de saúde mental como promotoras de cidadania e (re)inserção social: um novo lugar para ser feliz?”, da Editora UFFS, foi lançada nesta terça-feira (13). O objetivo do livro é produzir reflexões sobre a saúde mental, com enfoque na inserção e reinserção social do sujeito com transtornos mentais, que merece, como consta no título, “um novo lugar para ser feliz”. A assistência ao doente mental, por muitos anos, foi centrada nos hospitais psiquiátricos, locais da prática e do saber médico. O modelo de atenção constituía-se na internação e medicalização dos sintomas do transtorno, excluindo os sujeitos dos seus vínculos familiares e sociais. Em 2001, com a Reforma Psiquiátrica, houve o começo da reorganização da saúde mental no Brasil, que foi avançando, aos poucos, conforme surgiam novas legislações brasileiras e internacionais.

Além de um panorama geral sobre a questão da saúde mental, a obra apresenta, mais especificamente, a situação no município de Santa Rosa (RS). A autora, Flávia Michelle Pereira Albuquerque, destaca que o modelo psicossocial dado pela Reforma Psiquiátrica foi adotado em Santa Rosa e os serviços estão caminhando para a inserção dos sujeitos com transtorno mental na comunidade e na família. “Entretanto, ainda há muito a avançar e melhorar, uma vez que, entre outros aspectos, são escassos os programas e mecanismos de suporte social que favoreçam o convívio do sujeito com transtorno mental na sociedade”, avalia Flávia.

Uma parte do livro dedica-se a apresentar a situação e os relatos de quatro mulheres com transtorno mental, usuárias do Sistema Único de Saúde no município de Santa Rosa. Elas foram identificadas por nome de flores – Amarílis, Jasmim, Orquídea e Tulipa – para preservar suas identidades e para representar a simbologia do feminino. Flávia salienta que as flores estão repletas de simbologia e podem remeter à jovialidade, energia, nova vida e vitória sobre a morte, temas existentes e intrínsecos ao sofrimento psíquico. Também foram entrevistados cinco familiares.

O livro foi contemplado pelo Edital Nº 430/GR/UFFS/2020, que selecionou obras dos Programas de Pós-Graduação da universidade para a publicação pela Editora UFFS. Trata-se de uma adaptação da pesquisa apresentada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) da UFFS – Campus Cerro Largo (RS).

A obra Políticas públicas de saúde mental como promotoras de cidadania e (re)inserção social: um novo lugar para ser feliz? está disponível no formato online.

Fonte: UFFS