Boletim Dadosdr ( 20 a 27/07/2022 )
Publicado em 27/07/2022

Esta é a edição semanal do boletim semanal do Laboratório de Desenvolvimento Regional (DadosDR) e contém as publicações inseridas no portal no período de 20 a 27/07/2022.

Pós-colheita de tangerinas da cultivar “Dancy” submetidas a diferentes embalagens
Dentre os citros, as tangerinas são o segundo grupo de maior importância mundial. Entretanto, um dos entraves para um aumento da produção desta cultura, é a qualidade de frutos e a conservação pós-colheita desses. Objetivou-se no presente trabalho, avaliar as condições de conservação pós-colheita de frutos da cultivar de tangerina Dancy, submetidos a diferentes embalagens. O estudo foi desenvolvido no ano de 2021, no laboratório de Fisiologia Vegetal da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo-RS. O delineamento utilizado para a distribuição dos tratamentos em BOD foi inteiramente casualizado. Os tratamentos consistiram em:(T1) utilização de rede convencional,(T2) embalagem a vácuo,(T2) biofilme de fécula de mandioca e (T3) bandeja de poliestireno expandido coberto por filme polietileno submetidos a diferentes datas de avaliação: dias 0, 10, 20, 30 e 40.
Publicado em 21/07/2022
Comportamento adaptativo da cultura do pessegueiro na região das Missões, RS
O pessegueiro é uma cultura de clima temperado que pertence à família das rosáceas. Possui adaptação a região sul do país, considerando que as características climáticas desta região são semelhantes às encontradas no centro de origem da cultura (continente asiático). Em relação a produção comercial, tem-se que o estado do Rio Grande do Sul é responsável por 60% do montante total em nível nacional. Além disso, o melhoramento genético vem desenvolvendo cultivares adaptadas a zonas climáticas tropicais, onde o acúmulo de horas de frio é menor. Sendo assim, torna-se importante o estudo da fenologia, que busca avaliar o comportamento adaptativo de seres vivos e sua relação com o clima. Este trabalho avaliou o crescimento vegetativo e a fenologia das cultivares de pessegueiro nas condições edafoclimáticas de Cerro Largo-RS.
Publicado em 21/07/2022

DadosDR

Laboratório de Desenvolvimento Regional