Dr. Edemar Rotta

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1985), com habilitação plena para o exercício do magistério em filosofia, sociologia e história. Especialista em Educação pela FAFI/Dom Bosco (1988). Especialista em Filosofia pela FAFI/Dom Bosco (1990). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Pós Doutorado em Serviço Social – PUCRS. Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), de março de 1987 a fevereiro de 2010. Professor da educação básica do Estado do Rio Grande do Sul, de março de 1990 a fevereiro de 2010. Coordenador Acadêmico na UFFS, Campus Cerro Largo, de janeiro de 2010 a fevereiro de 2011. Diretor do Campus Cerro Largo, da UFFS, de fevereiro de 2011 a agosto de 2015. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), integrando o quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas – Mestrado. Atua nas áreas de Sociologia (fundamentos, sociologia do desenvolvimento, sociologia do trabalho, sociologia brasileira e sociologia jurídica), Serviço Social (fundamentos de políticas sociais) e Interdisciplinar (Desenvolvimento e políticas públicas sociais). Pesquisador na área de desenvolvimento, gestão social e políticas sociais.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9661112584933921

Orcid Id: https://orcid.org/0000-0003-1608-7078

E-mail: erotta@uffs.edu.br

Publicações relacionadas à Edemar Rotta
ESCRITA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS: INTERLOCUÇÕES DE CONHECIMENTOS DO PÓS-DOUTORADO

Este livro é resultado do esforço de pensar a educação a partir de pressupostos teóricos e empíricos de modo intersubjetivo. Neste sentido, todos os textos aqui apresentados têm articulações com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e objetivam socializar algumas das pesquisas desenvolvidas por docentes do Programa e por doutores nos seus estágios de pós-doutorado, pensando, intersubjetivamente, a educação nas ciências. É, portanto, um livro que apresenta resultados de pesquisas já concluídas e resultados parciais de pesquisas em desenvolvimento, de discussões teóricas e vivências empíricas de docentes, egressos, pós-doutorandos e outros interlocutores. A obra está dividida em duas partes. Na primeira seção, intitulada “Olhares docentes sobre a educação nas ciências”, são apresentadas reflexões de quatro docentes do PPG em Educação nas Ciências. Nesta seção, os autores articulam seu fazer docente com as linhas de pesquisa do Programa, resgatam a história do Programa e apresentam novas perspectivas viáveis e necessárias no contexto atual. Na segunda seção, intitulada “Olhares de egressos e atuais estagiários de pós-doutorado, docentes supervisores e outros interlocutores sobre a educação nas ciências”, conforme o título da seção, são apresentadas pesquisas resultantes de estágio de pós-doutorado desenvolvidas  no âmbito do PPG em Educação nas Ciências.

Publicado em 19/07/2022